''FARSA'' Pastor Jotinha é desmascarado

Publicada em 10 de Março de 2013 às 11h49 Versão para impressão

Pastor Jotinha suposto autor de hinos da Harpa Cristã é desmascarado

» Siga-nos no Twitter

Por meio da verdadeira história dos hinos, cujo texto está publicado no Blog Movimento Pentecostal, e do resultado de uma investigação feita por várias pessoas, entre elas pastores, confirma-se que Jotinha e suas histórias podem se constituir numa farsa.

Na investigação verificou-se que os números do RG e CPF que constam na ficha cadastral do senhor José Rodrigues (Jotinha) na CGADB, sob o Nº 43.610, são os mesmos de José Rodrigues Ferreira cujos dados pessoais são os seguintes: nascido em 22 de junho de 1935, na cidade de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, filho de Pedro Vicente Ferreira e Idalina Rodrigues Ferreira, divorciado em 1987 de Esmeralda da Silva Ferreira, cujo casamento aconteceu em 30/12/1961.

Conclui-se, então, que:
- José Rodrigues (Jotinha) é, na verdade, o senhor José Rodrigues Ferreira.

- José Rodrigues (Jotinha) não nasceu em Israel e nem é filho de judeus. Ele nasceu no Estado do Rio de Janeiro e seus pais são brasileiros.

- José Rodrigues (Jotinha) nasceu em 1935 e tem, portanto, 76 anos.

- José Rodrigues (Jotinha) não pode ter convivido com Gunnar Vingren, porque este morreu em 1933 na Suécia antes de Jotinha ter nascido. Com Daniel Berg, muitos irmãos antigos conviveram com ele porque este viveu no Brasil até 1962.

- José Rodrigues (Jotinha) não teve o tal encontro com a irmã Frida Vingren sobre o hino 126, embaixo de um pé de pitomba, porque Frida e Gunnar Vingren retornaram para a Suécia em 1932 (antes de Jotinha nascer) e nunca mais voltaram (Gunnar morreu em 1933 e Frida em 1940).

- José Rodrigues (Jotinha), diferentemente do que ele afirma, já foi casado e divorciou-se.

Obviamente, José Rodrigues (Jotinha) não poderia sequer ter menção nas comemorações do Centenário das Assembleias de Deus por apresentar uma história que já há algum tempo, pelos motivos expostos acima, tem-se evidenciado não ser verdadeira.


HISTÓRIA ORIGINAL DOS HINOS : 1, 5, 8, 84, 96, e 187

Tendo em vista o crescente número de telefonemas, e-mails e contatos pessoais, nos últimos meses, solicitando-me confirmação da veracidade histórica das afirmações do Sr. José Rodrigues, conhecido como Pastor Jotinha(1), "nascido em 1910", vivendo atualmente no Estado do Espírito Santo, de que são de sua autoria os seguintes hinos da Harpa Cristã: “Chuvas de Graça” (Nº 1), “Ó Desce, Fogo Santo” (Nº 5), “Cristo, o Fiel Amigo” (Nº 8), “O Grande ‘Eu Sou’ ” (Nº 84), “Deixa Penetrar a Luz” (Nº 96) e “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!” (Nº 187), apresento abaixo as seguintes informações históricas colhidas por mim até este momento como pesquisador da história das Assembleias de Deus há 28 anos e como autor do Dicionário do Movimento Pentecostal e 100 mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil (CPAD). (OBS.: Um resumo deste documento foi publicado no jornalMensageiro da Paz em fevereiro de 2009.)....

Informações Gerais

1. Nenhum dos seis hinos acima constou entre os 44 hinos do Cantor Pentecostal publicado em 1921 e usado pela Assembleia de Deus de Belém (PA), antes do lançamento da 1ª edição da Harpa Cristã.
2. Nenhum dos seis hinos acima constou entre 220 hinos do pequeno hinárioSaltério Pentecostal, publicado em junho de 1931 por Gunnar Vingren, no Rio de Janeiro, para suprir uma carência de exemplares da Harpa Cristã.
3. Na 2ª edição da Harpa Cristã, publicada em 1923 e também na 4ª edição de 1932, somente cinco desses seis hinos acima referidos podiam ser encontrados entre os seus 300 hinos. O “Chuvas de Graça” é o Nº 11; o “Cristo, o Fiel Amigo” é o Nº 20 com o título “Só Jesus”; o “Ó Desce, Fogo Santo” é o Nº 21 com o título “Consagração”; o “O Grande ‘Eu Sou’ ” é o Nº 22 com o título “Victoria do Crente”; e o “Deixa Penetrar a Luz” é o Nº 43 com o título “A Luz de Deus”. Em todos eles aparecem a sigla J.R. (José Rodrigues) como o autor das letras em português para a Harpa Cristã. O hino Nº 187, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!” não consta nas edições da Harpa Cristã acima referidas.

 Nº 1, “Chuvas de Graça”
O hino Nº 1, “Chuvas de Graça”, foi escrito originalmente em inglês pelo norte-americano Daniel Webster Whittle (D.W.W.) em 1883, sob o título “There Shall be Showers of Blessing”, sua música é de James McGranahan (J.M.) e foi publicado no hinário Gospel Hymns sob o Nº 4. Na América ficou conhecido apenas como “Showers of Blessing”. Foi traduzido para o português em 1890, por Salomão Luiz Ginsburg ao chegar ao Brasil como missionário. Em 1923, constava no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, 4ª edição, sob o N° 331.


Nº 5, “Ó Desce, Fogo Santo”

O hino Nº 5, “Ó Desce, Fogo Santo” foi originalmente escrito pelos norte-americanos Mrs. James, sob o título “My All Is On The Altar” e a música foi dada pela pianista metodista Phoebe Palmer Knapp (1839-1908). Consta no hinário Redemption Songs, sob o Nº 609. Foi incluído na 2ª edição (1889) do hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o título “Consagração Pessoal” (Nº 332, antigo Nº 232) com tradução para o português de João Gomes da Rocha, em 1888.

N° 8, “Cristo, o Fiel Amigo”

O hino N° 8, “Cristo, o Fiel Amigo”, foi escrito originalmente em inglês pelo norte-americano Johnson Oatman Junior (J.O.Jr.) em 1895, sob o título “There’s not a friend like the lowly Jesus”, que foi musicado por George C. Hugg (G.C.H.). Em 1923 este hino podia ser encontrado no hinário Sacred Songs e Solos sob o N° 904. A primeira versão em português foi feita pelo missionário batista Albert Lafayette Dunstan (1869-1937) e foi publicada no hinário batistaCantor Cristão sob o título “Amigo Incomparável” (Nº 81). O mesmo original americano foi traduzido para o sueco e incluído no Segertoner de 1929 sob o título Ingen lik Jesus (Ninguém como Jesus) (Nº 68). Foi feita uma versão para cantá-lo nas Assembleias de Deus com o título “Só Jesus”.


N° 84, “O Grande ‘Eu Sou’ ”
O hino N° 84, “O Grande ‘Eu Sou’ ”, foi escrito pelo pastor norte-americano Edgar Page Stites (E.P.S.) em 1876 sob o título “Beulah Land”, inspirado em Isaías 36.17. Sua música é do professor de música presbiteriano John Robson Sweney (J.R.S.). Foi adaptado para o português em 1891 pelo missionário metodista Justus Henry Nelson e, em 1919, constava na 4ª edição do hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 401 com o título “Bela Terra”. Na edição atual do Salmos e Hinos é o 585.

N° 96, “Deixa Penetrar a Luz”

O hino N° 96, “Deixa Penetrar a Luz”, foi escrito pela norte-americana Ada Blenkhorn (A.B.) em 1885 sob o título “Let the Sunshine In” e recebeu música por Charles Hutchison Gabriel (C.H.G.). Em 1923 podia ser encontrado no hinário Sacred Songs e Solos sob o N° 795. Consta no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 302, com o título “Deixa o Sol em Ti Nascer” e tradução para o português de Antonio Querino Lomba, em 1900.

Nº 187, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!”

O hino Nº 187, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!”, foi escrito pela norte-americana Sarah Flower Adams (S.F.A.) em 1841 sob o título “Near, My God, to Thee”. A música foi escrita por Lowell Mason em 1856.
Sarah era compositora e, um dia quando estudava a Bíblia, ficou tão impressionada com a história do Gênesis, da visão de Jacó, em Betel, a escada que alcançava o céu, e os anjos que desciam e subiam por ela (Gn 28.10-19).
Sarah legou-nos outros 12 hinos.
Lowell Mason, músico sacro, deixou registrado na história que, em uma noite de 1856, depois de despertar de um sono, com olhos aberto na escuridão, na solidão da sua casa, veio a ele, pela manhã, a melodia para a letra escrita por Sarah Adams. (6)
Sua versão em português foi feita em 1888 pelo Dr. João Gomes da Rocha e foi publicado no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 219, com o título “Mais Perto Quero Estar” (atual Nº 360).
Jotinha afirma no vídeo “Mais Perto Quero Estar”

Quem é o “José Rodrigues” registrado na Harpa Cristã?

Quem é o “José Rodrigues” registrado na Harpa Cristã como o autor das letras dos seis hinos tratados aqui? Para tentar obter a resposta, consultei dois estudiosos da história da Harpa Cristã. Conversei demoradamente sobre este assunto com o maestro e juiz de Direito, Abner Apolinário, da Assembléia de Deus de Recife (PE), profundo conhecedor e amante da Harpa Cristã. Maestro Abner declarou-me que nada conhece a respeito do José Rodrigues da Harpa Cristã e nunca havia ouvido falar do “Pastor Jotinha”. Consultei também o maestro e pastor João Pereira, que trabalhou durante anos chefiando o extinto Setor de Música da CPAD e que também fez parte da Comissão que, de 1979 a1992, revisou e atualizou a Harpa Cristã. A resposta do maestro João Pereira foi a mesma do maestro Abner Apolinário.
Um dos mais antigos obreiros das Assembléias de Deus, conhecido nacionalmente e ainda bastante lúcido, pastor José Pimentel de Carvalho, presidente da Assembleia de Deus de Curitiba (PR), segundo informou-me o irmão Tadeu Costa (secretário de educação cristã da AD Curitiba), quando consultado recentemente a respeito de José Rodrigues (Pastor Jotinha), disse que não o conhece e nunca ouviu falar sobre ele. (Pastor José Pimentel de Carvalho faleceu em 24 de fevereiro de 2011, aos 95 anos.)
Fiz também contato com Eliézer Cohen, pesquisador e historiador das Assembleias de Deus há mais de 30 anos. Ele, então, informou-me sobre um “José Rodrigues” mencionado em duas edições do extinto jornal Boa Semente, publicado pela Assembleia de Deus de Belém do Pará, de 1919 a 1930, e, em seguida, enviou-me cópias das referidas edições.


Por Isael de Araujo, pastor e escritor.
Chefe do Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp)
CPAD
Palavras-chaves: farsa - pr Jotinha
Fonte: o alerta  |  Edição: Redação
• COMENTE PELO FACEBOOK

• NOTICIAS RELACIONADAS

• COMENTÁRIOS (29)

  • 05/03/2014 às 17h05

    ele não está enganando o povo de Deus se não ele falaria tudo ao contrario, não ele não seria servo de Deus mas sei q ele é sim o verdadeiro o ultimo pioneiro vivo das assembleia de Deus o fundador e sei q seu testemunho é verdadeiro pq Deus usou ele como usa varios irmãos para levar apalavra dele ele, eu creio Deus sabe sabe o q faz ele é fiel.

    Jecy, São Luís-MA
  • 02/03/2014 às 13h27

    vivemos o congregar sobre pressão de não podermos questionar a vontade e a palavra de nossas ¨autoridades¨ ,pois o que é pregado é fé cega é mais facil de nos manipular.Mas a palavra é clara quanto aos falsos profetas . Só não sabemos qual fala a verdade. E nem precisamos saber pois deixemos tudo na mão do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Graça e paz.

    dulcinéia correia de oliveira, Aracati-CE
  • 02/03/2014 às 08h15

    Irmãos, em virtude do tempo do testemunho, da idade, dos fatos narrados de sua vida, não quer dizer que temos que reprova-lo, como se ele fosse o mais viu miseravel pecador, quantos de nós tem testemunhos de vida com Deus? se fosse narrar aqui não daria, pois todos nós tem um milagre pra testemunhar, cabe a nós absorver só o que for de crescimeno para a nossa vida, e que engrandesça o nome de JESUS CRISTO, pois ele afirma que com escandalo ou sem escandalo a sua obra tem que ser realisada, mais ai por onde vier o escandalo, pois Deus julgará a todos nós, portanto dê glorias ao que engrandesse o nome de JESUS CRISTO, pois foi ele quem morreu na cruz do calvario e não quem julga, alias, o que voce tem cido pra obra de Deus na terra?testemunho vivo de cristo? ou contrario a sua vida, reflita isso, e passe a ser um instrumento de benção para esta nação, JESUS , conta com nós, fique na paz que ele nos dá... saulosantos- gyn-go

    saulo b. santos, Goiânia-GO
  • 03/02/2014 às 01h15

    Gente isso é muito confuso...eu conheço ele..ele já veio em minha casa..e na igreja onde congrego...contou muitos testemunhos e histórias...mas ele tinha uma coisa.a forma como ele me olhava..e falava comigo...não acho conveniente dar detalhes aqui..mas juntando com essas acusações.... eu vejo q a possibilidade d ele ser uma farça é fato

    Gabriela, Teresina-PI
  • 22/01/2014 às 07h55

    a palavra de Deus, nos ensina a não julgar, para que não seja julgado,suposto ou não suposto,eis a questão; cabe a cada um, pegar a sua cruz e siga, assim diz apalavra de Deus, e mais que a palavra de Deus diz, homem ou qualquer um que mudar a minha palavra, ou se quer um til, ja mais entrara no meu reino. amém fiquem com Deus.

    getuliomarques, Japaratinga-AL
  • 11/01/2014 às 16h55

    José Rodrigues (Jotinha) pode sim ter convivido com Gunnar Vingren, porque este morreu em 1933, José Rodrigues (Jotinha) nasceu em 1910 ano em Gunnar Vingren veio para o Brasil José Rodrigues (Jotinha) pode sim ter tido tal encontro com a irmã Frida Vingren sobre o hino 126, embaixo de um pé de pitomba, porque Frida e Gunnar Vingren retornaram para a Suécia em 1932 (antes de Jotinha nascer) e nunca mais voltaram (Gunnar morreu em 1933 e Frida em 1940). quando Frida morreu Jotinha ja tinha 30 anos. todas as criticas do amigo do blog são infundadas

    Daniel Batista Luciano, Ji-Paraná-RO
  • 18/10/2013 às 15h40

    se as revelações e afirmações veêm de fontes seguras,como cristão não vejo problemas que sejam reveladas,o fato de sermos cristãos não quer dizer que temos que ser omissos,e fecharmos os olhos pra realidade dos fatos,porém temos a obrigação de orar e pedir a Deus misericórdia,inclusive por nós,afinal omissão também é pecado

    CARLOS A R D OLIVEIRA, Natal-RN
  • 09/10/2013 às 15h40

    Meu Pai tem 50 anos de Assembleia de Deus, aqui no Pará Igreja Mãe, eu nasci no Evangelho e acompanho desde então todos as mudanças pelas quais passou a Igreja até hoje, e eu tinha ouvido falar de Pastor Jotinha, me causou surpresa quando esse personagem surge no nada e entra de carona na História. Não questiono a sua espiritualidade não o conheço, mais é muito estranho, quando criança frequentei a Assembleia de Deus da 14 de março lembro do Pr. Alcebiádes Vasconcelos, depois o Pastor Firmino Gouveia e tantos outros, mais nunca tinha ouvido falar sobre Pastor Jotinha, há de questionar realmente que aqui no \Norte mais precisamente em Belém-Pá, onde tudo começou, nunca se tenho ouvido falar, falar sobre Jotinha, nunca tenha visitado antes nossas Igrejas. Gente é no mínimo estranho

    Amilcar Castro dos Santos, Belém-PA
  • 03/10/2013 às 22h20

    meus queridos,aqueles que se preocupam em descobrir se isso ou aquilo é certo ou errado,ficam criticando a vida do irmao,o que faz ou deixa de fazer,sera que a sua vida ta tao certinha,porque nao abraça a causa e vai ajudar a ganhar almas para o reino de DEUS ,o que ele fez de errado na vida cabe so a DEUS julgar ,muitos esquecem do que foi ensinado e so pensa em si,a biblia é muito clara sobre as leis,meus irmaos vamos nos preocupar em ganhar almas ,o mundo esta tao banalizado jovens se perdendo e nada se faz.

    fabio g. c. pimentel, Dourados-MS
  • 11/08/2013 às 14h08

    Se o artigo procede de fonte segura, eu concordo com o seguinte: _ A verdade tende a revelar o mentira, afim de libertar muitos do engano! Eu estou de acordo, que pessoas como vocês trabalham para refutar estorias mentirosas.

    Claudio Roberto, São Gonçalo-RJ
  • 05/08/2013 às 19h40

    Eses q ta encomodado com quem escreveun os hino da harpa ta perdendo tempo ou tem tempo demai s porque nao ocupar tempo para decoisa boas assimjesus ta voltando jesus ti ama

    jorge rodrigues de souza, Cáceres-MT
  • 02/08/2013 às 16h10

    Isso mesmo... deixa que os "pastores" falem o que quiserem, que enganem o rebanho e que se aproveitem da boa fé dos fiéis... Ninguém pode falar nada contra eles, e eles podem fazer o que quiserem... Que bela filosofia cristã! Gente, isso está errado! Vamos acordar! Devemos fazer a vontade de Deus em todas as circunstãncias!

    Lester Adams, Caconde-SP
  • 30/07/2013 às 00h16

    pode ser farsa, porem fala a verdade quantos aos mercenários e muitos vagabundos que estão infiltrados na igreja, os que q não gostam provavelmente são os que nunca trabalharam e vivem explorando o evangelho, Deus ira provocar uma limpeza e tirar os que exploram o povo de Deus, atando fardos pesados aos pequeninos e os mesmos nunca trabalharam, por esse motivo fico feliz e sei q não foi por acaso q jesus deixou registrado que quando foi escolher seus apóstolos TODOS ESTAVAM TRABALHANDO MAIS HOJE MUITOS PASTORES NUNCA TRABALHARAM NÃO SABEM QUANTO CUSTA UM PACOTE DE ARROZ, ESQUECEM DA VIÚVA DO ÓRFÃO DO ESTRANGEIRO, TODO DINHEIRO DIZEM Q E PARA MANUTENÇÃO DA OBRA POREM O Q VEMOS SÃO DOS GRANDES SALÁRIOS PAGOS A ELES, JESUS AMO TE POIS TU ES A VERDADE

    JAIR ROCHA BENITES, Miranda-MS
  • 30/07/2013 às 00h16

    pode ser farsa, porem fala a verdade quantos aos mercenários e muitos vagabundos que estão infiltrados na igreja, os que q não gostam provavelmente são os que nunca trabalharam e vivem explorando o evangelho, Deus ira provocar uma limpeza e tirar os que exploram o povo de Deus, atando fardos pesados aos pequeninos e os mesmos nunca trabalharam, por esse motivo fico feliz e sei q não foi por acaso q jesus deixou registrado que quando foi escolher seus apóstolos TODOS ESTAVAM TRABALHANDO MAIS HOJE MUITOS PASTORES NUNCA TRABALHARAM NÃO SABEM QUANTO CUSTA UM PACOTE DE ARROZ, ESQUECEM DA VIÚVA DO ÓRFÃO DO ESTRANGEIRO, TODO DINHEIRO DIZEM Q E PARA MANUTENÇÃO DA OBRA POREM O Q VEMOS SÃO DOS GRANDES SALÁRIOS PAGOS A ELES, JESUS AMO TE POIS TU ES A VERDADE

    JAIR ROCHA BENITES, Miranda-MS
  • 19/07/2013 às 21h25

    Devemos ter maturidade espiritual a ponto de não perdermos tempo pensando se o pr. está ou não certo ou mentindo mas orarmos em favor de todos pq estamos vivendo tempos trabalhosos e não é criticando q vamos resolver alguma coisa

    rosinha, Vila Nova dos Martírios-MA
  • 15/07/2013 às 16h07

    esses mentirosos como podem fala de um homem de deus já que esses homens falam isso por eles não falam que a cpad é uma farsa porque não anuncião isso na ,mídia na recor na globo no sbt não tem coragem vai ganhar almas para jesus e cuide da sua vida espiritual com deus bfique na paz

    vts, Teresina-PI
  • 14/07/2013 às 12h22

    Se é verdade o que o pastor Israel publicou, porque a CPAD publicou, na Harpa Cristã, os hinos americanos como sendo desse tal jr? Sendo assim, como afirma o tal pastor, até a CPAD é uma Farsa

    Jonã, São Luís-MA
  • 12/07/2013 às 22h12

    Se o Pastor Jotinha é um grande mentiroso eu não sei, isso é problema dele e Deus; uma coisa eu gostei de ouvir dele, coisa que só vir nos pastores antigos, que é a pregação do evangelho por amor a Deus e as almas, sem levar em conta o amor ao dinheiro, coisa que é raro entre os pastores de hoje. Temos visto muitas brigas entre os lideres por espaço na mídia, se um se destaca o outro fica com inveja deste e começa a perseguição, até parece que o reino dos céus é dividido entre vários reinos e cada líder pertence a um desses. Uma coisa se percebe que os estudos do pastor Israel contem erro, pois qualquer ignorante pode perceber, pelo aspecto físico do pastor Jr, que tem muito mais de 76 anos.

    Jonã Costa Cutrim, São Luís-MA
  • 12/07/2013 às 22h12

    Se o Pastor Jotinha é um grande mentiroso eu não sei, isso é problema dele e Deus; uma coisa eu gostei de ouvir dele, coisa que só vir nos pastores antigos, que é a pregação do evangelho por amor a Deus e as almas, sem levar em conta o amor ao dinheiro, coisa que é raro entre os pastores de hoje. Temos visto muitas brigas entre os lideres por espaço na mídia, se um se destaca o outro fica com inveja deste e começa a perseguição, até parece que o reino dos céus é dividido entre vários reinos e cada líder pertence a um desses. Uma coisa se percebe que os estudos do pastor Israel contem erro, pois qualquer ignorante pode perceber, pelo aspecto físico do pastor Jr, que tem muito mais de 76 anos.

    Jonã Costa Cutrim, São Luís-MA
  • 06/07/2013 às 20h34

    mentira ou não, não é da conta de ninguém,Deus é quem tem poder pra julgar, cabe a nós pregar e viver o que pregamos.

    bete, São José do Belmonte-PE
  • 01/07/2013 às 22h11

    CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS, EU MESMO O OUVI EM MINHA CONGREGAÇÃO, DOS RELATOS QUE MUITOS PARECIAM FANTASIAS, INCLUSIVE DAS HISTORIA DA AUTORIA DOS HINOS CITADOS. QUE O SENHOR TENHA MISERICÓRDIA DELE E DE LHE OPORTUNIDADE DE REVERTER ESTE QUADRO TÃO TRUCULENTO. ABÇS.

    HELDECIR NILSON PEREIRA, Maracanaú-CE
  • 30/06/2013 às 12h16

    Como pode, existir pessoas que perdem seus tempos com besteiras. Me desculpem todos que concordam, mais farsa são vocês, que dizem adorar a Deus, e serem estudiosos, nada disso adianta se ficarem usando seus dons, para julgar os outros.

    kariny, Fortaleza-CE
  • 22/06/2013 às 09h48

    se for verdadeira ou falça tal afirmação sobre essa criatura;não conpete a nós julgar tal:primeiro;já tem quem a julgue e segundo porque certamente é também um dos cumprimento das escrituras sagradas. e surgiras mais e mais outras de outros,quem viver verá: Jesus disse que enquanto não se cumprice suas proficias não poderia vir o fim. Impotante lembrar que não devemos esquecer nunca,nunca que a salvação é individual e que cada um vai dar conta de se no tribunal de cristo no último dia (no juiso final)

    bento c. de a. lima neto, Campinas-SP
  • 28/05/2013 às 17h25

    so quero saber quem é JOSÉ RODRIGUES NA MINHA HARPA?????????

    DARIO, MESQUITA-RJ
  • 16/05/2013 às 21h11

    eu gostaria de falar pra todos vcs que ver esse site a verdadeira religiao estar dentro de cada um de nos e que so JESUS pode salvar e mais niquem pois a propria palavra fala que A SAUVAÇAO é idividual.e sobre as igrejas modernas é tudo os loubos devoradores e mentirossos e falsos profetas e so querem sa ber de dinheiro e properidades.

    EDUARDO SANTOS, Moreno-PE
  • 06/05/2013 às 10h56

    Não criticar o Pr. Jotinha é concordar com suas mentiras e trapaças; é aceitar que as igrejas continuem sendo enganadas por ele. O apóstlo Paulo escreveu que se um irmão(líder) fizer coisas erradas deve ser advertido diante de todos. Que hipocrisia dizer que quem criticar o Pr. Jotinha irá se ver diante da ira do trono branco! Primeiro que o juízo do trono branco será para os incrédulos e não para os crentes. O tribunal dos crentes será o "bema", onde seremos ou não galardoados, etc. Crente mentiroso tem que ser advertido publicamente; é o que afirma as Escrituras.

    Antonio, Teresópolis-RJ
  • 26/04/2013 às 15h27

    FALAR SEM ENTENDIMENTO DE CAUSA É UM GRANDE PERIGO PARA NOSSA VIDA, POR TODA ETERNIDADE OK!

    ALEXANDRO, Santa Rita-PB
  • 31/03/2013 às 14h40

    eu não tenho palavras não podemos acreditar nas pessoas. penso que já vi de tudo.

    geovana, Bayeux-PB
  • 22/03/2013 às 17h04

    este suposto jr ja esteve em porteirinha, com as suas mentiras misericordia ;como pode um sr ja de idade tentar enganar o povo de Deus.

    Fredson ferreira lopes, Porteirinha-MG
Comentário

Comente

Faça sua doação ao Urucui Gospel